domingo, 14 de dezembro de 2008

Bolo Rei I

Adoro bolo de rei ,já experimentei várias vezes estas receitas e estão todas aprovadas ,mas prefiro o nº III e IV. Os meus bolos não levam fruta cristalizada porque não gosto e faço sempre um bolo sem frutos só mesmo a massa para o meu marido.

Ingredientes
70 gr de açucar
casca de 1 laranja e de 1 limão (sem parte branca)
130 gr de leite

70 gr de manteiga
3 gemas
40 gr de fermento de padeiro ou 1 pacote de fermipan

20 gr de sumo de laranja
400 ou 450 gr de farinha com fermento (previamente pesada)
1 pitada de sal
200 gr de frutos secos (passas ,pinhões,nozes ,avelãs ,amêndoas )

Preparação
Bimby
Coloque o açucar no copo 15s vel 9 junte as cascas dos citrinos pelo o bucal e rale uns segundos vel 5.

Adicione o leite e a manteiga e programe 30s t 37 vel 6 e a seguir 30 s vel 9 sem temperatura, reduza a vel 3 e junte as gemas, o fermento e o sumo da laranja ,misturando durante uns segundos .
Deite a farinha pouco a pouco na vel 3 através do bucal do copo e só no fim a pitada de sal aumente para vel 9 durante 30s depois programe 3m vel espiga e verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada ás paredes do copo.Se não for o caso pare a bimby povilhe as paredes do copo com farinha e volte a amassar na mesma velocidade.

Deixe repousar a massa no copo até esta levantar o copinho . Logo que isto aconteça pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15s vel 9 e 1m vel espiga .
Retire a massa do copo ,amasse com as mãos até formar uma bola lisa povilhando a mesma com farinha depois estique com o rolo e deite as frutos secos e enrole e amasse outra vez até ficar uma bola. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado.Pincele a massa com a gema de ovo e decore a seu gosto .Pode fazer montinhos de açucar humificado.
Deixe a massa dobrar de volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido 180º 25m.


Photobucket
Fonte :Livro da Bimby

Sem comentários: